O sistema de faixas como conhecemos hoje, principalmente nas artes marciais de origem japonesa, foi criado por Jigoro Kano, o fundador e o criador do Judo Jigoro Kano. Ele adaptou o sistema de um jogo de tabuleiro no Japão que separava os jogadores profissionais dos iniciantes. Nesse jogo o sistema se dividia basicamente em duas partes, a primeira o Kyu, para classes, que seriam as nossas faixas de hoje em dia. E o segundo é o Dan, que podemos interpretar como níveis, relacionados os graus, do atual sistema de graduação da IBJJF.
O intuito de criar um sistema de graduação próprio do Jiu Jitsu, foi para que houvesse uma uniformização e tornasse mais fácil o ensino e a prática do Jiu Jitsu, bem como padronizar os modelos de campeonatos no Brasil e no mundo!
Todo o iniciante de Jiu Jitsu irá começar com a faixa branca, sem distinção de idade ou peso. As demais faixas irão depender necessariamente da idade do praticante. Esse gráfico a baixo irá te ajudar a entender melhor:
Para atletas de Jiu Jitsu de até 15 anos de idade, a sequência de faixas é a seguinte:
Para praticantes com 16 anos de idade ou mais, a ordem das faixas do Jiu Jitsu é:
Toda faixa do Jiu Jitsu tem em uma das pontas uma tarja, essa parte é o local destinado para a colocação dos graus. Esses “esparadrapos” que você vê nas faixas de praticamente todo lutador de Jiu Jitsu.
Até a faixa marrom existem 5 níveis em cada faixa, sendo o primeiro nível a faixa lisa sem nenhum grau. Depois cada nível, ou grau, é representado por 1 “esparadrapo”. Pode haver até 4 graus em cada faixa e a colocação deles é de responsabilidade de cada professor, que de acordo com o desempenho do aluno. Você não precisa, necessariamente, ter os 4 graus para trocar de faixa. A troca é feita de acordo com o critério de cada professor.
A faixa preta propriamente dita ela é dividida em 7 níveis, a faixa preta lisa e mais 6 graus. A faixa vermelha e preta representa por si só o sétimo grau. Na faixa preta de Jiu Jitsu a faixa vermelha e branca representa por si só o oitavo grau, e a faixa vermelha representa o nono e o decimo grau. Um praticante de Jiu Jitsu pode chegar até a faixa vermelha nono grau, pois o decimo grau é reservado apenas aos pioneiros do Jiu Jitsu.
Como mencionado anteriormente, até a faixa marrom os graus são dados conforme critério do professor e, a partir da faixa preta é obrigatória a utilização dos critérios da Confederação Brasileira de Jiu Jitsu. A IBJJF ainda disponibiliza um sistema de graduação de recebimento de graus para atletas de até 16 anos, para recebimento de graus mensais, trimestrais e até quadrimestrais, mas é confuso e ainda é pouco utilizando até hoje.
Todos sabemos que não importa, porém a IBJJF recomenda que uma criança inicie no Jiu Jitsu a partir dos 4 anos de idade. Aos mais “agoniados” por graduação, entenda a partir de qual idade a graduação pode ser concedida.
Sim, existe uma idade mínima para cada uma das faixas do Jiu Jitsu, e vamos falar cada uma delas para vocês logo abaixo:
Irão começar na faixa branca branca do Jiu Jitsu, que não possui idade mínima para graduação. Você pode graduar na Faixa Cinza. Porém existem idades mínimas para algumas faixas:
Lembrando que mesmo após o aniversário, devemos esperar o professor conversar e ver como e quando será feita transição de faixa. Confira a baixo as idades mínimas para cada uma das faixas de Jiu Jitsu:
Lembrando que a idade não é o única fator que conta, também é necessário ter um tempo mínimo de permanência em cada faixa. Cada uma das faixas tem um tempo mínimo de permanência.
A partir da faixa preta, os períodos não são mais de permanência mínima, eles são períodos fixos. Até a faixa marrom é por conta do professor atribuir ao aluno a graduação, da Faixa Preta em diante, para que o aluno gradue os graus, ele precisa se reportar a CBJJ para que ela o diplome em cada um dos graus. Para isso, o atleta deve atender a diversos requisitos descritos no site a CBJJ.
Agora falando dos tempos na faixa preta:
O primeiro grau só pode ser requerido 3 anos depois do atleta receber a faixa preta lisa.
O segundo e o terceiro grau, só podem ser requeridos após o tempo de permanência mínima de 3 anos na graduação anterior.
O quarto, quinto e sexto grau na faixa preta só quando o atleta estiver no mínimo a 5 anos na graduação anterior. Por exemplo, recebi o terceiro grau, 5 anos depois o quarto, 5 anos depois o quinto, 5 anos depois o sexto. Até aqui somam 31 anos de faixa preta de Jiu Jitsu para você receber o sexto grau na faixa preta de Jiu Jitsu.
O sétimo e o oitavo grau na faixa preta, que são a faixa vermelha e preta e vermelha e branca só podem ser requeridos após 7 anos na graduação anterior.
O nono grau na faixa preta, que é a tão famosa e tão mítica faixa vermelha de jiu jitsu , só pode ser requerido após 10 anos da graduação anterior. Ou seja, recebeu o oitavo grau, espere 10 anos para requerer o nono grau.
O decimo grau é reservado apenas para os pioneiros do jiu jitsu, os 5 irmãos Gracie. Depois vamos falar um pouco mais sobre isso.
Por exemplo, se um atleta comece no Jiu Jitsu e recebe a faixa preta aos 19 anos, que é a idade mínima para você ser um faixa preta de Jiu Jitsu. Se este atleta fizer tudo certinho, atender todos os requisitos e receber todos os graus no tempo certo de recebimento, ele chegará a faixa vermelha nono grau de jiu jitsu aos 67 anos de idade!!
Espero que tenham tenham gostado deste post e que tenha ajudado a entender melhor como funciona o sistema de faixas e graduações do Jiu Jitsu, Explicamos alguns termos técnicos da graduação e sequencia de faixas, tempo mínimo de permanência em cada uma das faixas do Jiu Jitsu. Se você tem alguma informação que podemos acrescentar aqui ou encontrou algum erro, por favor avisa a gente, queremos sempre ter o melhor conteúdo para vocês!
OSS!
🥋
Cada unidade possui o seu horário de funcionamento independente, clique abaixo e encontre uma unidade CJJ mais proxima de você.
Copyright © 2023. All rights reserved CJJ Escola de Lutas
Desenvolvido por Design Work.